sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

SINALIZAÇÃO AO MERCADO


     Dirigentes usam e abusam dos microfones oferecidos pelos veículos de comunicação para sinalizar ao chamado "mercado da bola". A oferta de um espaço num microfone de uma emissora, ou de um site, é oportunidade preciosa e estratégica para o dirigente veicular, deliberadamente, temas de interesse do clube e sua eventual disposição, ou não, para negociar. É uma manobra geralmente defensiva, isto é, a chance de contra-atacar as investidas agudas perpetradas por procuradores, empresários e agentes de jogadores e outros profissionais. Esses caras usam as redações de forma magistral para criar a atmosfera favorável aos seus interesses de negócios. Usam de forma consentida, bem entendido.
     Houve uma ocasião em 2013 em que todos queriam negociar um jogador titular do INTER para fora do país. Todos menos a Comissão Técnica e os dirigentes do futebol colorado. A pressão era imensa. O jogador estava tão seduzido pela proposta que trouxe familiares a Porto Alegre para pressionar o presidente. O empresário, que detinha participação expressiva nos direitos econômicos do jogador forçava a porta presidencial e jogava pesado pulverizando factoides aos quatro ventos. Conselheiros mais chegados ao poder, aqueles que sabem tudo sem nunca ter pisado o solo sagrado do Departamento de Futebol Profissional, aconselhavam a vender porque, afinal, segue valendo a máxima estúpida de que o jogador só fica num clube se ele quer. Não acredito nisso. Tive oportunidade de dizer isso pessoalmente ao Paulo André, na época o líder mais visível do Bom Senso Futebol Clube, na presença de lideranças do grupo de jogadores do INTER, que o levaram a falar comigo em São Paulo, após nosso último jogo contra o Corinthians.
     Como a pressão era enorme e só me perguntavam sobre a venda do referido jogador, como se fosse fato consumado, fui até o reservado da imprensa, ao lado do campo de treino no CT do Parque Gigante, e declarei para todos:
- Quero comunicar que o INTER está no mercado, nesta Janela de Transferências, comprando e não vendendo.
     Quando digo isso, e o pessoal repercutiu bastante, digo ao mercado duas coisas:
  1. Para quem quer vender jogadores: venha me oferecer jogadores para reforçar meu time. Estamos interessados em bons jogadores.
  2. Para quem quer comprar um jogador nosso: venha com uma oferta muito boa, mas muito boa mesmo, senão nem vou te atender.
     Funcionou. O jogador foi vendido, depois de muita resistência, com um ágio de 150%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo. Ele passará por um processo de moderação para manter o nível do blog. Abraço.